// AULA 03 // PATRICIA FARAHA CARRIAO // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. // location < 8.00, 0.00, 0.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, -1.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } plane{ z,-1.5 texture { pigment { checker <0,0,0>, <1,1,1> } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 2 } } #declare vermelha = < 1.00, 0.20, 0.40 >; #declare tx_vermelha = texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color vermelha filter 1} } #declare verde = < 0.30, 0.90, 0.70 >; #declare tx_verde = texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color verde filter 1} } #declare dourado = < 1.00, 0.80, 0.10 >; #declare tx_dourado = texture{ finish{ ambient 0.05 diffuse 0.55 reflection 0.5*dourado specular 0.2 roughness 0.05 } pigment { color dourado} } #declare base = torus { 3.0, 0.3 texture { tx_dourado } rotate 90*x } #declare cima = lathe { linear_spline 5, <3.5,0.7>, <3,0>, <2.5,0>, <3,0.7>, <3.5,0.7> texture { tx_dourado } rotate 90*x } #declare pedra_red = sphere { < 3.30, 0.00, 0.00 >, 0.20 texture { tx_verde } interior {ior 1.5} } #declare pedra_con = cone { < +3.40, 0.00, +0.56 >, 0.15 < +3.20, 0.00, +0.28 >, 0.01 texture { tx_vermelha } interior {ior 1.5} } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { base } object { cima } object { pedra_red } object { pedra_red rotate 30*z} object { pedra_red rotate 60*z} object { pedra_red rotate 90*z} object { pedra_red rotate 120*z} object { pedra_red rotate 150*z} object { pedra_red rotate 180*z} object { pedra_red rotate 210*z} object { pedra_red rotate 240*z} object { pedra_red rotate 270*z} object { pedra_red rotate 300*z} object { pedra_red rotate 330*z} difference { union { object { pedra_con rotate 15*z} object { pedra_con rotate 45*z} object { pedra_con rotate 75*z} object { pedra_con rotate 105*z} object { pedra_con rotate 135*z} object { pedra_con rotate 165*z} object { pedra_con rotate 195*z} object { pedra_con rotate 225*z} object { pedra_con rotate 255*z} object { pedra_con rotate 285*z} object { pedra_con rotate 315*z} object { pedra_con rotate 345*z} } } }