// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 25.00, 25.00, 25.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } background{ color rgb <1.0, 1.0, 1.0> } #declare cor_adorno = <1.00, 0.00, 0.00>; #declare tx_adorno = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.15 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_adorno filter 1} } #declare cor_corpo = <0.80, 0.80, 0.0>; #declare tx_corpo = texture { pigment { rgb cor_corpo } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_corpo specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cor_cinta = <0.40, 0.40, 0.40>; #declare tx_cinta = texture { pigment { rgb cor_cinta } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_cinta specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cinta_baixa = torus { 10, 1 rotate 90*x texture { tx_cinta } } #declare cinta_alta = torus { 12, 1 rotate 90*x translate 5*z texture { tx_cinta } } #declare corpo_coroa = lathe { linear_spline 4, <9.50,0>, <10.50,0>, <11.50,5>, <12.50,5> texture { tx_corpo } rotate 90*x } #declare adorno = lathe { linear_spline 9, <0,0>, <2,0>, <2,3>, <3,3>, <3,5>, <2,5>, <2,7>, <3,8>, <0,15> texture { tx_adorno } rotate 90*x scale 0.5 interior { ior 1.2 } } // piso plane { z, -1 texture { pigment { checker <0.5,0.5,0.5>, <0,0,0> } finish { ambient 01 diffuse 0.9 } scale 15 } } union { object { cinta_baixa } object { cinta_alta } object { corpo_coroa } object { adorno translate <0, -12, 6> } object { adorno translate <0, 12, 6> } object { adorno translate <-12, 0, 6> } object { adorno translate <12, 0, 6> } }