// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 30.00, 0.00, 10.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_ouro = < 1.0, 0.8, 0.1 >; #declare dourado = texture { pigment { rgb cor_ouro } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_ouro specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cor_vinho = <1,0,0>; #declare rubi = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_vinho filter 1 } } #declare azul_marinho = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 0.7 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare paredao = plane { z, 0 texture { pigment { checker <0,0,0>, <1,1,1> } finish { ambient 01 diffuse 0.9 } } } #declare apoio_cabeca = torus { 4.5 0.5 texture { azul_marinho } } #declare principal = torus { 4 2 texture { dourado } } #declare topo = lathe { 5, <4,0>, <6,1>, <5,1>, <7,2>, <6,3> texture { dourado } } #declare pedra = sphere { <5.5,0,2.5> 1 texture { rubi } interior { ior 1.5 } } // Aqui está a cena, finalmente: object { paredao } difference { union { object { apoio_cabeca rotate 90*x } object { principal rotate 90*x translate <0,0,2.25> } object { topo rotate 90*x translate <0,0,3.5> } object { pedra } } cylinder { <0,0,-0.6>, <0,0,6.5>, 3.8 } }