// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00 *y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at 0.3* < 0.00, 0.00, 7.5 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, +10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb <0, 1.0, 0.0 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.0, 0.8 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_coroa= color rgb <1, 1, 0.0>; #declare tx_coroa= texture{ pigment {rgb cor_coroa} finish{ ambient 0.65 diffuse 0.05 specular 0.20 roughness 0.05} } #declare coroa= lathe { linear_spline 8, 0.3*<2,0>, 0.3*<5,2>, 0.3*<8,4>,0.3*<5,6>,0.3*<8,8>,0.3*<5,10>,0.3*<3,10>,0.3*<0,15> rotate 90*x texture { tx_coroa } } #declare thorus = torus{ 0.3*7,0.3*2 rotate 90*x texture { tx_coroa} } #declare pedra1= box{ 0.3* <0,-0.5,11.5>, 0.3* <0,0.5,12.5> texture{tinta_B} rotate 60*x } #declare cilindro = cylinder { 0.3* < 0, 0, -3 >, 0.3* < 0, 0,-9 >, 0.6 texture { tx_coroa } } #declare cone1 = cone{ 0.3* <0.0,-6,0>, 0.9 0.3* <0,-10,0>, 0.00 texture{tinta_B} } #declare cone2 = cone{ 0.3* <0,6,0>, 0.9 0.3* <0.00,10,0>, 0.00 texture{tinta_B} } #declare caixa = box{ 0.3* <3.0,-6.00,-3.00>, 0.3* <-3.0,6.00,3.00> texture{tinta_A} } #declare cone3 = cone{ 0.3* <0,6,15>, 0.9 0.3* <0.00,2,15>, 0.0 texture{tinta_B} } #declare cone4 = cone{ 0.3* <0,-6,15>, 0.9 0.3* <0.00,-2,15>, 0.0 texture{tinta_B} } #declare caixa2 = box{ 0.3* <3.0,-6.00,12.00>, 0.3* <-3.0,6.00,18.00> texture{tinta_A} } #declare cilindro3 = cylinder { 0.3* < 0, 0, 12 >, 0.3* < 0, 0,18>, 0.9 texture { tinta_B } } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { union { //object { caixa } //object { cone1 } //object {cone2} //object{cilindro} //object{cone3} //object{cone4} //object{caixa2} //object{cilindro3} object{coroa} object{thorus} //object{pedra1} } // object { bola } //}