// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi #include "colors.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location <0, 30, -100.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. // sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. rotate -30*y } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -30.0, 30.0, -30.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA global_settings { assumed_gamma 1.0 } // ---------------------------------------- sky_sphere { pigment { gradient y color_map { [0.0 rgb <0.6,0.7,1.0>] [0.7 rgb <0.0,0.1,0.8>] } } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare azulclaro = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare fileira = union { #declare i=0; #while (i<10) #declare r=1+0.1*i; #declare treco = #if (i=7) box{<-r,-r,-r>,} #else sphere{<0,0,0>,r} #end object{treco translate <3*i,i*i/5,0>} #declare i = i+1; #end pigment{color rgb <1,0,0>} } #declare predio = box { < -10.00, 0.0, -10 >, < 10.00, 35.00, 10.00 > pigment { Blue } } #declare porta= box{ <6,16,-10.5>, <0,10,-11> texture { azulclaro } } #declare gerador = seed(123456); #declare janelac = union { #declare i=0; #while (i<5) #declare r=3*i; #declare aleatorio = rand(gerador); #declare treco = #if (aleatorio<0.5) cylinder { < r, 10.0, -10.0 >, < r, 10.0, -10.5 >, 1.0 pigment { Yellow } } #else cylinder { < r, 10.0, -10.0 >, < r, 10.0, -10.5 >, 0.5 pigment { Red } } #end object{treco} #declare i = i+1; #end pigment{Yellow} } #declare janelaq = union { #declare i=0; #while (i<5) #declare r=3*i; #declare aleatorio = rand(gerador); #declare treco = #if (aleatorio<0.5) box{ , pigment { Green } } #else box{ , pigment { Magenta } } #end object{treco} #declare i = i+1; #end pigment{Yellow} } #declare tudo= union{ object{janelaq translate<-6.8,+12,0>} object {janelac translate<-5.6,+13,0>} object{janelaq translate<-6.8,+5,0>} object {janelac translate<-5.6,+6,0>} object{janelaq translate<-6.8,-3,0>} } // ---------------------------------------- plane { y, -1 pigment { color rgb <0.7,0.5,0.3> } } union{ object{predio } object{tudo} object{porta translate<-3,-10,0>} object{tudo rotate -90*y} object{tudo rotate 180*y} object{tudo rotate 90*y} }