// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 6, 8.50 , 7.50 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.0, 0.00, 2.50 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +0.0, +10.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.4 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +10.0, 0.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_marrom = texture { pigment { color rgb < 0.8, 0.6, 0.4 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_azulclara = texture { pigment { color rgb < 0.70, 0.70, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_cinza = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_granito = texture{ pigment { granite } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare predio = box { < -2.0, -2.0, 0.00 >, < 2.0, 2.0, 6.00 > texture { tinta_marrom } } #declare portal = difference{ cylinder{ <0.00, 2.01, 0.20>, <0.00, 2.00, 0.20>, 0.80 texture {tinta_vermelha} } box{ <-1.00, 2.03, -1.00>, <1.00, 1.98, 0.00> } } #declare janelas = union{ #declare gerador = seed(156987); #declare j = 0; #while (j < 5) #declare i = 0; #while (i < 4) #if (rand(gerador) > 0.5) box{ <-1.85+i, 2.01, 1.75+j>, <-1.15+i, 1.98, 1.25+j> texture {tinta_azulclara} } #else cylinder{ <-1.50+i, 2.01, 1.5+j>, <-1.50+i, 1.98, 1.5+j> 0.35 texture {tinta_azulclara} } #end #if (rand(gerador) > 0.5) box{ <2.01, -1.85+i, 1.75+j>, <1.98, -1.15+i, 1.25+j> texture {tinta_azulclara} } #else cylinder{ <2.01, -1.5+i, 1.5+j>, <1.98, -1.5+i, 1.5+j> 0.35 texture {tinta_azulclara} } #end #if (rand(gerador) > 0.5) box{ <-1.85+i, -2.01, 1.75+j>, <-1.15+i, -1.98, 1.25+j> texture {tinta_azulclara} } #else cylinder{ <-1.5+i, -2.01, 1.5+j>, <-1.5+i, -1.98, 1.5+j> 0.35 texture {tinta_azulclara} } #end #if (rand(gerador) > 0.5) box{ <-2.01, -1.85+i, 1.75+j>, <-1.98, -1.15+i, 1.25+j> texture {tinta_azulclara} } #else cylinder{ <-2.01, -1.5+i, 1.5+j>, <-1.98, -1.5+i, 1.5+j> 0.35 texture {tinta_azulclara} } #end #declare i = i + 1; #end #declare j = j + 1; #end } #declare pararaio = union{ cylinder{ <1.50, 1.50, 5.90>, <1.50, 1.50, 6.50> 0.05 texture {tinta_cinza} } sphere{ <1.50, 1.50, 6.60>, 0.1 texture {tinta_cinza} } } #declare chao = plane { z, 0 texture{ pigment {brick pigment{boxed},pigment{granite}} finish {ambient 0.1 diffuse 0.9} scale 0.1 } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { predio } object { portal } object {janelas } object {pararaio} object {chao} }