// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 28.00, 28, 23 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.0, 0, -4 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color < 1.0, 0.90, 0.70 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.0, 0.80, 0.60 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare Andar_1 = box { < 00, 00, 0 >, < 16, 16, 2.5 > texture { tinta_B } translate <0,0,2.5> } #declare Andar_2 = box { < 00, 00, 0 >, < 14, 14, 2.5 > texture { tinta_A } translate <0,0,5> } #declare Andar_3 = box { < 00, 00, 0 >, < 12, 12, 2.5 > texture { tinta_B } translate <0,0,7.5> } #declare Corta_Terreo = box { < 00, 00, -0.1 >, < 16, 16, 2.5 > texture { tinta_A } translate <6, 6, 0,> } #declare Terreo = difference { object {Andar_1 texture { tinta_A} translate <0,0,-2.5>} object {Corta_Terreo} } #declare g = seed(1329756); #declare moldura_janela = cylinder { < 0, 0, 0 >, < 0.1, 0, 0 >, 0.6 texture { pigment { color rgb < 0.2, 0.2, 0.2 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //texture { tinta_B} } #declare vidro_janela_azul = texture { pigment { color rgb < 0.4, 0.5, 1 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vidro_janela_verde = texture { pigment { color rgb < 0.4, 1, 0.5 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vidro_janela = cylinder { < 0, 0, 0 >, < 0.11, 0, 0 >, 0.5 texture {vidro_janela_azul} } #declare janela = union { object {moldura_janela} object {vidro_janela} } #declare janelas_andar1 = union { #declare i = 0; //Um lado #while (i<8) object {janela translate<16.01, i*2 +1, 3.2 + rand(g)*1.2>} #declare i = i + 1; #end #declare i = 0; #while (i<8) object {janela rotate 90*z translate} #declare i = i + 1; #end } #declare janelas_andar2 = union { #declare i = 0; //Um lado #while (i<7) object {janela translate<14.01, i*2 +1, 5.75 +rand(g)*1.2>} #declare i = i + 1; #end #declare i = 0; #while (i<7) object {janela rotate 90*z translate} #declare i = i + 1; #end } #declare janelas_andar3 = union { #declare i = 0; //Um lado #while (i<6) object {janela translate<12.01, i*2 +1, 8.25 + rand(g)*1.2>} #declare i = i + 1; #end #declare i = 0; #while (i<6) object {janela rotate 90*z translate} #declare i = i + 1; #end } #declare janelas_terreo = union { #declare i = 0; //Um lado #while (i<3) object {janela translate<16.01, i*2 +1, 1+rand(g)*1.2>} #declare i = i + 1; #end #declare i = 0; #while (i<3) object {janela rotate 90*z translate} #declare i = i + 1; #end } #declare chao = plane {z,0 texture { pigment { checker <0,0.4,0>, <0,0.45,0>} finish {ambient 0.1 diffuse 0.9} scale 3 } } object {Terreo} object {Andar_1} object {Andar_2} object {Andar_3} object {janelas_terreo} object {janelas_andar1} object {janelas_andar2} object {janelas_andar3} object {chao}