// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 30.00, 20.00, 15.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 5.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare predio = box{ <0,0,0>, <20,10,10> texture {tinta_A} } #declare porta = box{ <19.9,3.00,0.00>, <20.1,7.00,2.50> } #declare letrai = box{ <19.50,4.00,3.50>, <20.50,6.00,7.00> texture {tinta_B} } #declare pingoi = sphere{ <19.50,5.00,8.00>,1.0 texture {tinta_B} } #declare janela = union{ #declare andar=8; #while (andar>=1) #declare i=18; #while (i>=1) box{ , } #declare i=i-2 ; #end #declare andar=andar-2; #end } // Aqui está a cena, finalmente: difference{ union { object {predio} object {porta} object {letrai} object {pingoi} } object{janela} }