// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 7.00, 2.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_Amarela = <1, 0.8, 0.1>; #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta1 = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.50, 0.20 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare andar = box { <-3.2,-2.00,0.00>, <4.00,2.00,0.80> rotate 80*z texture { tinta1 } } #declare janela_redonda = cylinder { < 3.5, -2.05, 0.4 >, < 3.5, 2.05, 0.4 >, 0.2 texture { tinta_Azul } } #declare janela_quadrada = box { <3.30,-2.05,0.20>, <3.70,2.05,0.60> texture { tinta_Azul } } #declare frente = box { <3.70,-1.00,-1.00>, <4.50,1.00,4.00> rotate 80*z texture { tinta1 } } #declare porta = box { <3.50,-0.25,0.00>, <3.80,0.25,0.80> rotate 80*z texture { tinta_Verde } } plane { z,-1.5 texture{ pigment { checker <0,0,0>, <1,1,1> } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 5 } } // Aqui está a cena, finalmente: #declare gerador = seed(99999); #declare predio = union{ difference{ union { #declare i = 0; #while (i < 4) object{ andar translate<0,0,0.8*i>} #declare j = 0; #while (j < 13) #if (rand(gerador)>=0.5) object{ janela_redonda translate<-0.5*j,0,0.8*i> rotate 80*z} #else object{ janela_quadrada translate<-0.5*j,0,0.8*i> rotate 80*z} #end #declare j = j + 1; #end #declare i = i + 1; #end } object {frente} } object {porta} } union{ object{ predio translate<0,0,-1.5>} //object{ janelas translate<0,0,-1.5>} //object {andar translate<0,0,-1.5>} //object {janela_redonda translate<0,0,-1.5>} }