// AULA 04 // PATRICIA FARAHA CARRIAO // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 20.00, 13.00, 8.00 > // Posição do observador. //location < 0.00, 0.00, 8.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 6.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } plane{ z,0.0 texture { pigment { checker <0,0,0>, <1,1,1> } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 6 } } #declare vermelha = < 1.00, 0.20, 0.40 >; #declare verde = < 0.30, 0.90, 0.70 >; #declare tx_verde = texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color verde filter 1} } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.40, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.40, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare gerador = seed(1234); #declare predio = union { #declare a = 0; #while (a<4) #declare j = 0; #declare andar = box { <0,3,3*a>, <-15,-3,3*(a+1)> texture {tinta_A} } object {andar} #declare frente = cylinder { <0,0,0+(3*a)>, <0,0,3+(3*a)> 3 texture{tx_verde} interior {ior 1.5} } object {frente} #while (j<14) #if ((10*rand(gerador)) < 5) #declare janela_quad = box { < -0.50-j, 3.00, 1.00+(a*3) >, < -1.10-j, 3.10, 2.00+(a*3) > texture{azul} } object{janela_quad} #else #declare janela_redonda = sphere { < -1.00-j, 3.00, 1.50+(a*3) >, 0.30 texture{azul} } object{janela_redonda} #end #declare j = j+1; #end #declare a = a+1; #end } #declare porta = box { <3.5,1,0>, <2,-1,2> texture {tinta_A} } difference { object {predio} object {porta} }