// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 90.00, 90.00, 90.00 > // Posição do observador. right 1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up -0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 0.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 0.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 3.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.30, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.30, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.20, 0.20 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare G = seed(12345); #declare esquadria = box { <0,0,0> <10,10,1> } #declare vidro = box { <0,0,-1> <3,3,2> } #declare portao = difference { box { <0,0,0> <1,8,8> texture { tinta_C } } box { <-1,1,-1> <2,7,7> texture { tinta_C } } } #declare janela = difference { object { esquadria } object { vidro translate <1,1,0> } object { vidro translate <6,1,0> } object { vidro translate <1,6,0> } object { vidro translate <6,6,0> } rotate -90*y scale 0.5 } #declare janela2 = object { janela rotate -90*z } #declare pavimento = box { <0,0,1> <20,50,10> texture { tinta_A } } #declare piso = box { <0,0,0> <20,50,1> texture { tinta_B } } // Andar tem as janelas #declare andar = union { object { pavimento } object { piso } #declare j = 0; #while (j < 3) # declare r = 3 + 6*j; # declare s = 45 - r; object { janela texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <21,r,4> } object { janela texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <-1,r,4> } object { janela texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <21,s,4> } object { janela texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <-1,s,4> } # declare j = j + 1; # end object { janela2 texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <12,50,4> } object { janela2 texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <3,50,4> } object { janela2 texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <12,-1,4> } object { janela2 texture { pigment { color } finish { diffuse 1 } } translate <3,-1,4> } } #declare predio = union { # declare i = 0; # while (i < 5) # declare r = 10*i; object { andar translate <0,0,r> } # declare i = i + 1; # end object { portao translate <20, 21, 0> } } object { predio }