// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 40.00, 20.00, 10.00 > // Posição do observador. right 1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up -0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare transp = <0.5,0.5,0.5>; #declare vidro = texture { pigment { color transp filter 1 } finish { diffuse 0.1 specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 reflection 0.25} } #declare janela = box { <10.501,-1,1> <10.500, 1,2> texture { vidro } } #declare porta = box { <10.501,-1,0> <10.500, 1,2.3> } #declare n_andares = 6; #declare R = seed(647296); #declare topo = union { box { < 2.5, 2.5,n_andares*3> <-2.5,-2.5,n_andares*3+3> texture { tinta_A } } object { janela translate <-8,0,n_andares*3> rotate 180*z} object { porta translate <-8,0,n_andares*3>} translate <(rand(R)*21-10.5),(rand(R)*21-10.5),0> } // Aqui está a cena, finalmente: union { union { #declare andar = 0; #while (andar <-10.5,-10.5,3> texture { tinta_A } } #declare c_janela = 0; #while (c_janela<4) #declare R1 = 6*rand(R)-3; object { union { #declare j = -3; #while (j<=3) #if ((andar = 0) & (j = int(R1))) object { porta translate<0,2.8*j,0>} #else object { janela translate<0,2.8*j,0>} #end #declare j = j+1; #end } rotate c_janela*90*z} #declare c_janela = c_janela+1; #end } translate<0,0,3*andar>} #declare andar = andar+1; #end object { topo } } translate <0,0,-8> }