// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right 1*x // Largura RELATIVA da imagem. up -0.75 *y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at 0.3* < 0.00, 0.00, 7.5 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, +10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb <0, 1.0, 0.0 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.0, 0.8 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_coroa= color rgb <1, 1, 0.0>; #declare tx_coroa= texture{ pigment {rgb cor_coroa} finish{ ambient 0.65 diffuse 0.05 specular 0.20 roughness 0.05} } #declare coroa= lathe { linear_spline 8, 0.3*<2,0>, 0.3*<5,2>, 0.3*<8,4>,0.3*<5,6>,0.3*<8,8>,0.3*<5,10>,0.3*<3,10>,0.3*<0,15> rotate 90*x texture { tx_coroa } } #declare cor_t = <0.1,0.1,1>; #declare tx_t = texture { finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color cor_t filter 0} } #declare thorus = torus{ 0.3*7,0.3*2 rotate 90*x texture { tx_coroa} } #declare pedra1= box{ 0.3* <0,-0.5,11.5>, 0.3* <0,0.5,12.5> texture{tinta_B} rotate 60*x } #declare cilindro = cylinder { 0.3* < 0, 0, -3 >, 0.3* < 0, 0,-9 >, 0.6 texture { tx_coroa } } #declare cone1 = cone{ 0.3* <0.0,-6,0>, 0.9 0.3* <0,-10,0>, 0.00 texture{tinta_B} } #declare cone2 = cone{ 0.3* <0,6,0>, 0.9 0.3* <0.00,10,0>, 0.00 texture{tinta_B} } #declare caixa = union{ #declare i=0; #while (i<12) #declare caixa1 = box{ 0.3* , 0.3* <-10.0,8.00,i+3> } object{caixa1 #if(i=0) pigment{color rgb 0.1*} #else #if(i=3) pigment{color rgb 0.1*} #else #if(i=6) pigment{color rgb 0.1*<0,0,i+3>} #else #if(i=9) pigment{color rgb 0.1*} #else pigment{color rgb 0.1*} #end #end #end #end } #declare i=i+3; #end } #declare jan= union { #declare i=-8; #while (i<6) #declare caixa2= box{ 0.3* <1.1,i+1,1.00>, 0.3* <1.1,i+2,2.00> } object{caixa2} #declare i=i+1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan1= union { #declare i=-8; #while (i<6) #declare caixa3= box{ 0.3* <4.1,i+1,4.00>, 0.3* <4.1,i+2,5.00> } object{caixa3} #declare i=i+1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan2= union { #declare i=-8; #while (i<6) #declare caixa4= box{ 0.3* <7.1,i+1,7.00>, 0.3* <7.1,i+2,8.00> } object{caixa4} #declare i=i+1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan3= union { #declare i=-8; #while (i<6) #declare caixa5= box{ 0.3* <10.1,i+1,10.00>, 0.3* <10.1,i+2,11.00> } object{caixa5} #declare i=i+1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan4= union { #declare i=1; #while (i>-6) #declare caixa6= box{ 0.3* , 0.3* } object{caixa6} #declare i=i-1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan5= union { #declare i=4; #while (i>-6) #declare caixa7= box{ 0.3* , 0.3* } object{caixa7} #declare i=i-1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan6= union { #declare i=7; #while (i>-6) #declare caixa8= box{ 0.3* , 0.3* } object{caixa8} #declare i=i-1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan7= union { #declare i=10; #while (i>-6) #declare caixa9= box{ 0.3* , 0.3* } object{caixa9} #declare i=i-1.1; #end texture{tinta_A} } #declare jan8= box{ 0.3* <1.2,-1,0.00>, 0.3* <1.2,1,3.00> texture{tinta_A} } #declare caixax = box{ 0.3* <12.0,-8.00,6.00>, 0.3* <-10.0,8.00,9.00> texture{tinta_A} } #declare caixay = box{ 0.3* <15.0,-8.00,9.00>, 0.3* <-10.0,8.00,12.00> texture{tinta_A} } #declare caixaz = box{ 0.3* <8.0,-8.00,3.00>, 0.3* <-10.0,8.00,6.00> texture{tinta_A} } #declare caixaw = box{ 0.3* <6.0,-8.00,0.00>, 0.3* <-10.0,8.00,3.00> texture{tinta_A} } #declare cone3 = cone{ 0.3* <0,6,15>, 0.9 0.3* <0.00,2,15>, 0.0 texture{tinta_B} } #declare cone4 = cone{ 0.3* <0,-6,15>, 0.9 0.3* <0.00,-2,15>, 0.0 texture{tinta_B} } #declare cilindro3 = cylinder { 0.3* < 9, -6, 0 >, 0.3* < 9, -6,9>, 0.3 texture { tinta_B } } #declare cilindro4 = cylinder { 0.3* < 9, 6, 0 >, 0.3* < 9, 6,9>, 0.3 texture { tinta_B } } // Aqui está a cena, finalmente //difference { union { //object { caixa } //object { cone1 } //object {cone2} //object{cilindro} //object{cone3} //object{cone4} //object{caixa2} object{cilindro3} object{cilindro4} //object{coroa} //object{thorus} //object{pedra1} object{caixa} object{jan} object{jan1} object{jan2} object{jan3} object{jan4} object{jan5} object{jan6} object{jan7} object{jan8} //object{caixa2} //object{caixa3} //object{caixa4} } // object { bola } //}