// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 25.00, 20.00, 20.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.5*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, -10.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_cristal = pigment {color rgb <0.00, 0.00, 0.00>} #declare cor_espelho = pigment {color rgb <0.01, 0.01, 0.01>} #declare tx_cristal = texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment{color rgb <1.00, 0.50, 0.50> filter 1} } #declare tx_espelho = texture{ pigment{rgb <0.00, 0.80, 0.80>} finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection rgb <0.80, 0.80, 0.80> specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare janelavagao = union{ #declare i = 1; #while (i < 40) #if (i > 1) #if (i < 40) #declare j = 0; #while (j < (i/6)) #declare h = 1 + j; #declare janela3 = box { //<6, -10 -i + j, h> , <-6, -9 -i +j, h+0.5> <6, (-15 -2*i)/2, h> , <-6, (-15 -2*i + 1)/2, h+0.5> texture {tinta_B} } object{janela3} #declare j = j + 1; #end #end #end #declare i = i + 7; #end } #declare janelas = union{ #declare i = 0; #while (i < 8) #declare a = i; #declare b = 2 + i; #declare h = 1 + i; #declare janela1 = box {<6, 0, h>, <-6, 1, h+0.5> texture {tinta_B} } object{janela1} #declare i = i + 1; #end } #declare roda = union{ #declare i = 0; #while (i < 10) #declare a = -4 + i; #declare b = 2 + i; #declare h = 1 + i; #declare roda1 = sphere { <5, a, -0.5> , 0.5 } object{roda1} #declare roda2 = sphere { <-5, a, -0.5> , 0.5 } object{roda2} #declare i = i + 2; #end } #declare vagao = union{ #declare i = 1; #while (i < 40) #declare a = 1 + i; #declare b = 2 + i; #declare h = 1 + i; #declare vagao1 = box { < 5.00, -10.00 - i, 0.00 >, <-5.00, -5.00 - i, h/2> texture {tinta_B} } object{vagao1} #if (i < 40) #declare j = 0; #while (j < 5) #declare roda3 = sphere { <5, -10 -i + j, -0.3> , 0.3 } object{roda3} #declare roda4 = sphere { <-5, -10 -i + j, -0.3> , 0.3 } object{roda4} #declare j = j + 1; #end #end #declare i = i + 7; #end } #declare locomotiva = box { < -5.00, -5.00, 0.00 >, < 5.00, 5.00, 10.00 > texture {tinta_B} } #declare trilho = torus { 2, 1 // major and minor radius texture { tinta_B } rotate 90*x } // Aqui está a cena, finalmente: union{ difference{ object {locomotiva} object {janelas} } object {roda} difference{ object {vagao} object {janelavagao} } }