// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" #include "stones.inc" camera { location <40.00, 40.00, 40.00> // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA //background { White } background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } //Pontos que formam a superfície de rotação #declare predio = cylinder { <0,1,0>, <0,5,0>, 5 open texture { T_Stone17 } } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare filme_rgb = <0.2, 0.20, 0.80>; #declare filme = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.15 specular 2 roughness 0.010 } pigment { color filme_rgb filter 1 } } #declare filme_t_rgb = <0.7, 0.70, 0.87>; #declare filme_t = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.15 specular 2 roughness 0.010 } pigment { color filme_t_rgb filter 1 } } //#declare G = seed(76614); //#declare H = seed(10871); #declare vagoes = union { #declare a = 1; //#declare nv = (5*rand(G) + 5); //#declare nj = 5*rand(H); #while ( a <= 7 ) #declare vagao = #declare b = 1; union { #while (b <= 5) #declare janela = #if (b <= 3) box{<0.1,4,0>, <0.2,5,1> texture { filme_t } } #else box{<0.1,4,0>, <0.2,5,1> texture { filme } } #end object { janela translate <3,2,0>} torus {0.40,0.30 translate <3,0,0> rotate 90*y pigment{color <0.02,0.42,0.65>} } torus {0.40,0.30 translate <-3,0,3> rotate 90*y pigment{color <0.02,0.42,0.65>} } box{<0,0,0>, <3,2,5> pigment { color <0.67,0.3,0.2>}} #declare b = b + 1; #end } object { vagao translate <-2,0,2*a> } #declare a = a + 1; #end } vagoes