// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray #include "colors.inc" #include "metals.inc" #include "stones.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location <38.00, -25.00, 20.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.50*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 10.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, -30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 2.50, 2.50, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 5 * < +50.0, +10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 2.50, 2.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare gerador = seed(123456); background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_espelho = < 0.4, 0.4, 0.4 >; #declare tx_espelho = texture { pigment { rgb cor_espelho } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_espelho specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cor_dedo = texture { pigment { Blue } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare plano = plane { z,-3 texture { //tx_espelho T_Stone14 } } #declare alfa = 30*clock; #declare beta = 30*clock; #declare gama = 30*clock; #declare teta = 40*clock; #declare vira = 90*clock; #declare dedo = cylinder { <0,0,0>,<2,0,0>,0.4 texture { cor_dedo } } #declare mao = union { cylinder { <0,0,0>,<3,0,0>,1 pigment { Red } } cylinder { <0,0,0>,<0,1,0>,0.4 translate <2,1,0> texture { cor_dedo } } object { dedo rotate teta*y translate <3,0.5,0> } object { dedo rotate -teta*y translate <3,-0.5,0> } } #declare braco = union { cylinder { <0,0,0>,<5.5,0,0>,1.25 pigment { DarkGreen } } object { mao rotate -gama*y rotate vira*x translate <5,0,0> } } #declare antebraco = union { cylinder { <0,0,0>,<6,0,0>,1.5 pigment { Yellow } } object { braco rotate -beta*y translate <5.5,0,0> } } #declare anteantebraco = union { cylinder { <0,0,0>,<9,0,0>,2 pigment { Cyan } } object { antebraco rotate -alfa*y translate <8.5,0,0> } } // cena da animacao union { object { plano } object { anteantebraco rotate -vira*z translate <-5,10,0> } }