// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0, 25, 4 > // Posição do observador. right -1*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -50.0, -30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.5 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tempo = clock; #declare palma = cylinder { <0,0,-0.5>, <0,0,0.5>, 1 texture { tinta_A } } #declare dedo = cylinder { <0,0,0>, <2,0,0> 0.25 texture { tinta_A } } #declare dedao = cylinder { <0,0,0>, <0,1.2,0> 0.25 texture { tinta_A } } #declare mao = union { object {palma} object { dedo rotate tempo*50*y translate <0.9,0,0> rotate -10*z} object { dedo rotate -tempo*50*y translate <0.9,0,0> rotate 25*z } object { dedao translate <0,0.9,0> } } #declare antebraco = union { cylinder { < 0, 0, 0 >, < 6, 0, 0 >, 1 texture { tinta_B } } #if (tempo < 0.5 ) object { mao rotate 90*x rotate (-tempo*100+50)*y translate <6,0,0>} #else object { mao rotate 90*x rotate (tempo*100-50)*y translate <6,0,0>} #end } #declare braco = union { cylinder { <0,0,0>, <0,0,-6>, 1 texture { tinta_B } } sphere { <0,0,-6.5>, 1 texture { tinta_A } } object {antebraco rotate -tempo*30*y translate <0,0,-6.5> } } // Aqui está a cena, finalmente: object {braco rotate -tempo*100*y translate <-6,0,0>}