// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0, 8, 25 > // Posição do observador. right -1*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -50.0, -30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.5 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.70, 1.00, 0.5 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tempo = clock; #declare palma = cylinder { <0,0,-0.5>, <0,0,0.5>, 1 texture { tinta_A } } #declare dedo = cylinder { <0,0,0>, <2,0,0> 0.25 texture { tinta_A } } #declare dedao = cylinder { <0,0,0>, <0,1.2,0> 0.25 texture { tinta_A } } #declare mao = union { #if (tempo >= 0.5 & tempo < 0.6) object {palma} object { dedo rotate -(tempo-0.5)*100*y translate <0.9,0,0> rotate -10*z} object { dedo rotate -(tempo-0.5)*100*y translate <0.9,0,0> rotate 25*z } object { dedao translate <0,0.9,0> } #end #if (tempo > 0.6) object {palma} object { dedo rotate -10*y translate <0.9,0,0> rotate -10*z} object { dedo rotate -10*y translate <0.9,0,0> rotate 25*z } object { dedao translate <0,0.9,0> } #end #if (tempo < 0.5) object {palma} object { dedo translate <0.9,0,0> rotate -10*z} object { dedo translate <0.9,0,0> rotate 25*z } object { dedao translate <0,0.9,0> } #end } #declare antebraco = union { cylinder { < 0, 0, 0 >, < 6, 0, 0 >, 1 texture { tinta_B } } object { mao rotate 90*x translate <6,0,0>} } #declare objeto = cylinder { <8,0,1>, <8,0,-1>, 1 texture {tinta_C} } #declare objbraco = object {objeto rotate (-(tempo-0.6)*120+60)*y translate <0,0,-6.5> } #declare braco = union { cylinder { <0,0,0>, <0,0,-6>, 1 texture { tinta_B } } sphere { <0,0,-6.5>, 1 texture { tinta_A } } #if (tempo >= 0.5 & tempo < 0.6 ) object {antebraco rotate 60*y translate <0,0,-6.5> } #end #if (tempo > 0.6 ) object {antebraco rotate (-(tempo-0.6)*120+60)*y translate <0,0,-6.5> } #end #if (tempo < 0.5 ) object {antebraco rotate tempo*120*y translate <0,0,-6.5> } #end } // Aqui está a cena, finalmente: #if (tempo >= 0.5 & tempo < 0.6) object {braco scale <1,-1,1> rotate -60*y translate <-6,-1.5,0>} object {braco rotate -60*y translate <-6,1.5,0>} object {objeto translate <0,0,-3>} #end #if (tempo > 0.6) object {braco rotate -(tempo-0.1)*120*y translate <-6,1.5,0>} object {braco scale <1,-1,1> rotate -(tempo-0.1)*120*y translate <-6,-1.5,0>} object {objbraco rotate -(tempo-0.1)*120*y translate <-6,0,0>} #end #if (tempo < 0.5) object {braco rotate -tempo*120*y translate <-6,1.5,0>} object {braco scale <1,-1,1> rotate -tempo*120*y translate <-6,-1.5,0>} object {objeto translate <0,0,-3>} #end