// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" #include "stones.inc" #include "metals.inc" #include "woods.inc" camera { location <80.00, 30.00, 30.00> // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +40.0, +30.0, +40.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, +10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA //background { White } background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tt = clock; //#if (tt < 0.05) // #declare w = pi*0.1; //#else // #if (tt < 0.80) // #declare w = pi*0.2; // // #else // #declare w = pi*0.5; // #end //#end #declare acel = sin((0.5*pi*tt) + 0.5*pi) + 1; #declare beta = 10*acel; #declare alfa = 1; #declare teta = 1; #declare mi = 1; #declare ca_z = 1; //#declare ca_y = 1; #if (tt < 0.1) #declare alfa = 20; #declare ca_z = 15; #else #if (tt < 0.2) #declare alfa = 30; #declare ca_z = 18; #else #if (tt < 0.3) #declare alfa = 40; #declare ca_z = 25; #else #if (tt < 0.4) #declare alfa = 50; #declare ca_z = 29.5; #else #if (tt < 0.5) #declare alfa = 60; #declare ca_z = 31.8; #else #if (tt < 0.6) #declare alfa = 70; #declare ca_z = 38; #else #if (tt < 0) #declare ca_z = 82; #declare mi = 20; #else #if (tt < 0.8) #declare mi = 30; #end #end #end #end #end #end #end #end #declare gama = 38*acel; #declare fi = 20*acel; #declare epsilon = 48*acel; #declare dedo = cylinder { <0,0,0>,<25,0,0>, 0.5 texture {T_Brass_3A} } #declare mao = union { torus { 2.7,2.3 rotate 90*x } object {dedo rotate fi*y rotate epsilon*z translate <4,0,0>} object {dedo rotate -epsilon*z translate <3.8,-2.5,0>} object {dedo rotate -2*epsilon*z translate <3.8,2.5,0>} } #declare art3 = union { cylinder { <0,0,0>,<6,0,0>,2 texture{T_Chrome_5B} } object {mao rotate beta*y rotate gama*z translate <10,0,0>} } #declare art2 = union { cylinder { <0,0,0>,<8,0,0>,2.7 texture {T_Chrome_5B} } object {art3 rotate alfa*z translate <8,0,0>} } #declare braco = union { cylinder { <0,0,0>,<10,0,0>,3.2 texture {T_Chrome_5B} } object {art2 rotate teta*z rotate mi*y translate <10,0,0>} } #declare robo = union { cylinder { <0,-5,0>,<0,15,0>, 10 texture {T_Chrome_4A} } object {braco translate <0,0,5.5>} object {braco translate <0,0,-5.5>} cylinder { <0,15,0>,<0,20,0>, 4 texture {T_Chrome_4A} } sphere { <0,28,0>,8 texture {T_Chrome_4A} } } #declare coisa = box { <26,-5,3>,<34,1,-3> pigment { color Blue } } object { coisa rotate ca_z*z rotate mi*y} robo