// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location <20, 50, 12.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. // look_at < 0.00, 8.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } //light_source { // 10 * < -50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. // color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. //} // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_Amarela = <1, 0.8, 0.1>; #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //plane { z,0 // texture{ // pigment { color rgb < 0.60, 0.30, 0.10 > } // finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } // scale 5 // } //} #if (clock<0.25) #declare A = -120*clock; #declare B = 180*clock; #declare C = 120*clock; #declare D = -120*clock; #declare E = 180*clock; #declare F = 0; #else #if (clock<0.5) #declare A = -30; #declare B = 45; #declare C = 30; #declare D = -30; #declare E = 180*clock; #declare F = 180*clock-45; #else #if (clock<0.75) #declare A = -30; #declare B = 45; #declare C = 30; #declare D = -30; #declare E = -180*clock+180; #declare F = -180*clock+135; #else #declare A = 120*clock-120; #declare B = -180*clock+180; #declare C = -120*clock+120; #declare D = 120*clock-120; #declare E = -180*clock+180; #declare F = 0; #end #end #end #declare mao= box{<-1,0,-1>, <1,2,1> texture{tinta_Vermelha}} #declare braco1= union{ object {mao rotate A*x translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Verde}} } #declare braco2= union{ object {braco1 rotate B*z translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Azul}} } #declare braco3= union{ object {braco2 rotate C*z translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Verde}} } #declare braco4= union{ object {braco3 rotate D*x translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Azul}} } #declare braco11= union{ object {mao rotate A*x translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Verde}} } #declare braco22= union{ object {braco11 rotate -B*z translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Azul}} } #declare braco33= union{ object {braco22 rotate -C*z translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Verde}} } #declare braco44= union{ object {braco33 rotate D*x translate <0,3,0> } cylinder{<0,0,0>, <0,3,0>, 0.5 texture{tinta_Azul}} } #declare caixa = box { <2.8,6,0>,<-2.8,9,3> texture{tinta_Azul}} union { cylinder{<9.3,0,0>, <-9.3,0,0>, 0.5 texture{tinta_Vermelha}} box{<4.5,3,-5>,<-4.5,-3,5> texture{tinta_Vermelha}} object {caixa rotate F*x translate<0,0,3.5>} object {braco4 translate <9,0,0> rotate E*x} object {braco44 translate <-9,0,0> rotate E*x} }