// ====================================================================== #include "colors.inc" // CÂMERA camera { location < 0,60.0 , -10.0 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 3.00, 0.00, -10.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { < 0.0, +25.0, 15.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 0.0, 20.0, 70.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 2.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { < 1.0, 1.0, -1.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb Gray } #declare tinta_azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_espelho = <0.00, 0.00, 1.00>; #declare tx_espelho2 = texture{ pigment{ rgb cor_espelho } finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_espelho specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cor_cristal = < 1, 0, 0>; #declare tx_cristal = texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color cor_cristal filter 1} } #macro noh(geracao, n_geracoes, x_pai, y_pai, z_pai, lado) #if (n_geracoes > 0) #if (lado = 1) union{ cylinder{ , , 0.2 texture{tx_cristal} } sphere{ , 1 texture{tx_espelho} } noh(geracao+1, n_geracoes-1,x_pai-pow(1.6,n_geracoes), y_pai, z_pai-4, 0) cylinder{ , , 0.2 texture{tx_cristal} } sphere{ , 1 texture{tx_espelho} } noh(geracao+1, n_geracoes-1,x_pai+pow(1.6,n_geracoes), y_pai, z_pai-4, 1) } #else union{ cylinder{ , , 0.2 texture{tx_cristal} } sphere{ , 1 texture{tx_espelho} } noh(geracao+1, n_geracoes-1,x_pai, y_pai-pow(1.6,n_geracoes), z_pai-4, 0) cylinder{ , , 0.2 texture{tx_cristal} } sphere{ , 1 texture{tx_espelho} } noh(geracao+1, n_geracoes-1,x_pai, y_pai+pow(1.6,n_geracoes), z_pai-4, 1) } #end #end #end sphere{ <0,0,0>, 1 texture {tx_espelho} } noh(0, 5, 0, 0, 0, 1)