#include "colors.inc" #include "stones.inc" #include "metals.inc" #include "woods.inc" // Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 6.00, -15.00, 4.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, -2.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 2.50, 2.50, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 5 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 2.50, 2.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare plano = plane { z,-10 texture { T_Wood16 } } #macro ramo(n,tx1,tx2) union { #if (n>0) sphere{ <0,0,0>,1 texture { tx1 } } #if (n>1) sphere{ <0,n*n,n*n>,1 texture { tx1 } } sphere{ <0,0,n*n>,1 texture { tx1 } } cylinder { <0,0,0>,<0,n*n,n*n>,0.5 texture { tx2 } } cylinder { <0,0,0>,<0,0,n*n>,0.5 texture { tx2 } } #end object { ramo(n-1,tx1,tx2) translate <0,n*n,n*n> } object { ramo(n-1,tx1,tx2) translate <0,0,n*n> } #end } #end #declare tinta1 = texture { pigment { Red } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta2 = texture { pigment { Green } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // Aqui está a cena, finalmente: #declare arvore = union { #declare prof = 4; object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta1) scale <1,1,-1> } object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta1) scale <1,1,-1> rotate 90*z } object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta1) scale <1,-1,-1>} object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta1) scale <1,-1,-1> rotate 90*z } union { object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta2) scale <1,1,-1> } object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta2) scale <1,1,-1> rotate 90*z } object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta2) scale <1,-1,-1>} object { ramo(prof,T_Brass_3C,tinta2) scale <1,-1,-1> rotate 90*z } rotate 45*z } } object { plano } object { arvore scale <0.2,0.2,0.2> }