// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray
// Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi
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// CÂMERA
camera {
location < 10.00, 20.00, 50.00 > // Posição do observador.
right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem.
up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem.
sky y // Qual direção é "para cima"?
look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando.
}
// Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção
// que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile.
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// FONTES DE LUZ
light_source {
10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada.
color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz.
}
light_source {
10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada.
color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz.
}
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// DESCRIÇÃO DA CENA
background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > }
#declare raio = 2.000;
plane { y, -2
texture {
pigment { checker color rgb < 0.40, 0.20, 0.30 >, color rgb < 0.50, 0.20, 0.40 > }
finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 }
scale 0.5
}
}
#macro arvore(a,b,c)
union{
sphere{
,0.3
pigment{ color rgb <0.5,0.6,0.3>}
}
#if(b>0)
cylinder{
,
,0.1
pigment{ color rgb <0.8,0.2,0.2>}
}
object{arvore(a+b*b,b-1,c)}
cylinder{
,
,0.1
pigment{ color rgb <0.2,0.2,0.8>}
}
object{arvore(a,b-1,c-b*b)}
cylinder{
,
,0.1
pigment{ color rgb <0.2,0.8,0.2>}
}
object{arvore(a-b*b,b-1,c)}
cylinder{
,
,0.1
pigment{ color rgb <0.7,0.7,0.7>}
}
object{arvore(a,b-1,c+b*b)}
#end
}
#end
// Aqui está a cena, finalmente:
object{arvore(0,5,0)}