// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 10.00, 20.00, 50.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; plane { y, -2 texture { pigment { checker color rgb < 0.40, 0.20, 0.30 >, color rgb < 0.50, 0.20, 0.40 > } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 0.5 } } #macro arvore(a,b,c) union{ sphere{ ,0.3 pigment{ color rgb <0.5,0.6,0.3>} } #if(b>0) cylinder{ , ,0.1 pigment{ color rgb <0.8,0.2,0.2>} } object{arvore(a+b*b,b-1,c)} cylinder{ , ,0.1 pigment{ color rgb <0.2,0.2,0.8>} } object{arvore(a,b-1,c-b*b)} cylinder{ , ,0.1 pigment{ color rgb <0.2,0.8,0.2>} } object{arvore(a-b*b,b-1,c)} cylinder{ , ,0.1 pigment{ color rgb <0.7,0.7,0.7>} } object{arvore(a,b-1,c+b*b)} #end } #end // Aqui está a cena, finalmente: object{arvore(0,5,0)}