// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" #include "stones.inc" camera { location < 70.00, 10.00, 10.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 20.00, -20.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_coroa = < 1.0, 1.0, 0.0>; #declare tinta_A = texture { pigment { rgb cor_coroa } finish { reflection cor_coroa*.7 diffuse 0.05 specular 0.20 roughness 0.05 ambient 0.05 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb <0, 0.6, 0> filter 1} finish { diffuse 0.1 specular 1 reflection 0.25 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb <1.0, 0.0, 0> filter 1} finish { diffuse 0.1 specular 1 reflection 0.25 roughness 0.001 ambient 0.1 } } plane { x, -5 texture { T_Stone1 } } #macro nos(n) union{ sphere{ <0,0,0>,1 texture { tinta_A } } sphere{ <0,n*n,-n*n>,1 texture { tinta_A } } sphere{ <0,0,-n*n>,1 texture { tinta_A } } } #end #macro ligacoes(n) union{ cylinder { <0,0,0>,<0,n*n,-n*n>,0.2 texture { tinta_B } } cylinder { <0,0,0>,<0,0,-n*n>,0.2 texture { tinta_B } } } #end #macro arvore(n) union { #if (n>0) nos(n) ligacoes(n) #if(n>2) object { arvore(n-1) translate <0,n*n,-n*n> } object { arvore(n-1) translate <0,0,-n*n> } #end #end } #end object{ arvore(5)}