#include "colors.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 50, 0 , 1 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } #declare solo = plane { <0,0,1>, -3 pigment{checker color Black, color White} } #declare folha = sphere{ <0,0,0>, 1 pigment{color Blue} } #declare No = sphere{ <0,0,0>, 1 pigment{color Blue} } #declare yy=0; #declare zz=3; #declare tam = 3; #declare desl_y=2; #declare desl_z=3; #macro arvore(yy,zz,i) #local yy_esq=0; #local yy_dir=0; #local nzz=0; #local ntam=0; #local ni=0; #if(i} #declare yy_esq = yy - desl_y - i; #declare yy_dir = yy + desl_y + i ; #declare nzz = zz - desl_z; #declare ni = i + 1; object{arvore(yy_esq, nzz, ni)} object{arvore(yy_dir, nzz, ni)} } #else object{No translate<0,yy,zz>} #end #end union{ //object{solo} //object{sphere{<0,0,0,>,1 pigment{color Blue}}} object{arvore(yy,zz,1)} }