// André Luiz Gomide Papa - ra002793 // Árvore - 23/11/2004 // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 100, 60, 10 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 2, 0.5, 0.5 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare copa1 = sphere{<0,-1.5,0>,1 texture{tinta_C}} #declare copa2 = sphere{<0,1.5,0>,1 texture{tinta_C}} #declare tronco = cylinder{<0,0,0>,<0,0,-6>,0.5 texture{tinta_A}} #declare arv = union{object{copa1} object{copa2} object{tronco} } #macro arvore(n) #if(n=1) object{arv} #end #if(n > 1) union{ object{arv translate<0,1.5*n-1.5,6*n-6> rotate 15*y} object{arv translate<0,1.5*n-1.5,6*n-6> rotate -15*y} object{arv translate<0,-1.5*n+1.5,6*n-6> rotate -15*y} object{arv translate<0,-1.5*n+1.5,6*n-6> rotate 15*y} } arvore(n-1) #end #end arvore(9)