// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 30.00, 4, 8.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, -6.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare i = 0; #macro arvore(n) union { sphere { <0,0,0>, 0.5 texture {tinta_A} } cylinder { <0, 2*n, -2*n> <0, 0, 0> 0.1 texture {tinta_B} } cylinder { <0, -2*n, -2*n> <0, 0, 0> 0.1 texture {tinta_B} } cylinder { <2*n, 0, -2*n> <0, 0, 0> 0.1 texture {tinta_B} } #if (1 } object { arvore(n-1) translate <0, -2*n, -2*n> } object { arvore(n-1) translate <2*n, 0, -2*n> } #end } #end object { arvore(5) scale 0.5 translate <0,0,6>}