// // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 80.00, 5.00, 5 > // Posição do observador. //location < -5.00, 20.00, 100 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.0*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0, 0, -30 > // Para onde a câmera está apontando. //look_at < -5, 20, -2 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +20.0, +20.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.60, 0.70 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.90, 0.40, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.25 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tx_amarelo = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_F = texture { pigment { color rgb < 0.80, 0.90, 0.80 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #macro Nucleo_AsteTripla(rr) #declare nucleo = sphere{ <0,0,0> 0.5 texture {tinta_B} } #declare aste = cylinder{ <0,0,0> <0,2*rr,-2*rr> 0.2 texture {tinta_C} } #declare aste2 = cylinder{ <0,0,0> <0,-2*rr,-2*rr> 0.2 texture {tinta_C} } #declare aste3 = cylinder{ <0,0,0> <2*rr,0,-2*rr> 0.2 texture {tinta_C} } #declare aste4 = cylinder{ <0,0,0> <-2*rr,0,-2*rr> 0.2 texture {tinta_C} } #declare cocozao = union { object {nucleo} object {aste} object {aste2} object {aste3} object {aste4} } union { object {cocozao} #if (rr > 1) object {Nucleo_AsteTripla(rr-1) translate <0,-2*rr,-2*rr>} object {Nucleo_AsteTripla(rr-1) translate <0,2*rr,-2*rr>} object {Nucleo_AsteTripla(rr-1) translate <-2*rr,0,-2*rr>} object {Nucleo_AsteTripla(rr-1) translate <2*rr,0,-2*rr>} #end } #end union{ object { Nucleo_AsteTripla(6)} }