// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location <40, 100, 24> // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. // look_at < 0.00, 8.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } //light_source { // 10 * < -50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. // color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. //} // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_Amarela = <1, 0.8, 0.1>; #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //plane { z,0 // texture{ // pigment { color rgb < 0.60, 0.30, 0.10 > } // finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } // scale 5 // } //} #declare galho = cylinder{<0,0,0>,<0,0,8>,1 texture{tinta_Vermelha}} #declare folha = sphere{<0,0,0>,3 texture{tinta_Verde}} #declare G=seed(99999); #macro SubArvore(n,posX,posY,posZ) union{ #if (n=1) object {folha translate } #else object {folha translate } #if (rand(G)>0.5) object {galho rotate 45*y translate } object {galho rotate -45*y translate } #local posX1 = posX + 8*sin(45); #local posY1 = posY; #local posZ1 = posZ + 8*sin(45); #local posX2 = posX - 8*sin(45); #local posY2 = posY; #local posZ2 = posZ + 8*sin(45); #else object {galho rotate 45*x translate } object {galho rotate -45*x translate } #local posX1 = posX; #local posY1 = posY + 8*sin(45); #local posZ1 = posZ + 8*sin(45); #local posX2 = posX; #local posY2 = posY - 8*sin(45); #local posZ2 = posZ + 8*sin(45); #end object {SubArvore((n-1),posX1,posY1,posZ1)} object {SubArvore((n-1),posX2,posY2,posZ2)} #end } #end object{SubArvore(4,0,0,0)}