// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { // location <-3.00, -0.50, 0.0 > // Posição do observador. location <-6.00, 10.0, 14.0 > // Posição do observador. right -2*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? // look_at <0.0, 0.00, 0.0 > // Para onde a câmera está apontando. look_at <-1.0, 0.0, 0.0 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { < 0.0, 10.0, 6.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { < 4.0, 10.0, 0.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { < -4.0, 10.0, 0.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.50, 0.50, 0.70 > } #declare textura_aviao = texture { pigment { rgb <0.6, 0.6, 0.5> } finish { diffuse 0.5 roughness 0.01 reflection 0.2 } } #declare textura_asa = texture { pigment { rgb <0.7, 0.7, 0.7> } finish { diffuse 0.3 reflection 0.5 roughness 0.2 } } #declare chao = plane { y, -40.0 texture { pigment { checker <0.55, 0.55, 0.35>, <0.30, 0.55, 0.30> } finish { diffuse 0.4 } scale 8 } } #macro next(border, previous) 2*border - previous #end // Asa 1 // z = 3 #declare A11=<0,0.5,3>; #declare A12=<4,0.5,3>; #declare A13=<8,0.5,3>; #declare A14=<12,0.5,3>; // z = 2 #declare A21=<0,2,2>; #declare A22=<4,1.8,2>; #declare A23=<8,1.6,2>; #declare A24=<12,1.4,2>; // z = 1 #declare A31=<0,1.2,1>; #declare A32=<4,1.2,1>; #declare A33=<8,1.2,1>; #declare A34=<12,1.2,1>; // z = 0 #declare A41=<0,1,0>; #declare A42=<4,1,0>; #declare A43=<8,1,0>; #declare A44=<12,1,0>; // Asa 2 // z = 0 #declare B11=A41; #declare B12=A42; #declare B13=A43; #declare B14=A44; // z = -1 #declare B21=next(B11,A31); #declare B22=next(B12,A32); #declare B23=next(B13,A33); #declare B24= next(B14,A34); // z = -2 #declare B31=<0,0.8,-2>; #declare B32=<4,0.8,-2>; #declare B33=<8,0.8,-2>; #declare B34=<12,0.8,-2>; // z = -3 #declare B41=<0,-0.5,-3>; #declare B42=<4,-0.5,-3>; #declare B43=<8,-0.5,-3>; #declare B44=<12,-0.5,-3>; // Asa 3 (abaixo da asa 1) // z = 3 #declare C11=A11; #declare C12=A12; #declare C13=A13; #declare C14=A14; // z = 2 #declare C21=next(C11,A21); #declare C22=next(C12,A22); #declare C23=next(C13,A23); #declare C24=next(C14,A24); // z = 1 #declare C31=<0,-1.2,1>; #declare C32=<4,-1.2,1>; #declare C33=<8,-1.2,1>; #declare C34=<12,-1.2,1>; // z = 0 #declare C41=<0,-1.1,0>; #declare C42=<4,-1.1,0>; #declare C43=<8,-1.1,0>; #declare C44=<12,-1.1,0>; // Asa 4 (abaixo da asa 2) // z = 0 #declare D11=C41; #declare D12=C42; #declare D13=C43; #declare D14=C44; // z = -1 #declare D21=next(D11,C31); #declare D22=next(D12,C32); #declare D23=next(D13,C33); #declare D24= next(D14,C34); // z = -2 #declare D31=next(B41, B31); #declare D32=next(B42, B32); #declare D33=next(B43, B33); #declare D34=next(B44, B34); // z = -3 #declare D41=B41; #declare D42=B42; #declare D43=B43; #declare D44=B44; #declare asa1 = bicubic_patch { type 1 flatness 0.001 u_steps 4 v_steps 4 uv_vectors <0,0> <1,0> <1,1> <0,1> A11, A12, A13, A14 A21, A22, A23, A24 A31, A32, A33, A34 A41, A42, A43, A44 uv_mapping texture { textura_asa } } #declare asa2 = bicubic_patch { type 1 flatness 0.001 u_steps 4 v_steps 4 uv_vectors <0,0> <1,0> <1,1> <0,1> B11, B12, B13, B14 B21, B22, B23, B24 B31, B32, B33, B34 B41, B42, B43, B44 uv_mapping texture { textura_asa } no_shadow } #declare asa3 = bicubic_patch { type 1 flatness 0.001 u_steps 4 v_steps 4 uv_vectors <0,0> <1,0> <1,1> <0,1> C11, C12, C13, C14 C21, C22, C23, C24 C31, C32, C33, C34 C41, C42, C43, C44 uv_mapping texture { textura_asa } no_shadow } #declare asa4 = bicubic_patch { type 1 flatness 0.001 u_steps 4 v_steps 4 uv_vectors <0,0> <1,0> <1,1> <0,1> D11, D12, D13, D14 D21, D22, D23, D24 D31, D32, D33, D34 D41, D42, D43, D44 uv_mapping texture { textura_asa } no_shadow } #declare asa = union { object { asa1 } object { asa2 } object { asa3 } object { asa4 } } union { object { asa translate <1,0,0> } object { asa translate <1,0,0> scale<-1,1,1> } cone {<0,0,7>, 2.0, <0,0,-10>, 1.4 texture { textura_aviao }} object { chao } }