// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 5.00, 5.00, 10.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 2.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 0.00, 2.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_E = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 2.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare eixoX = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 10.00, 0.00, 0.00 >, 0.05 texture { tinta_C } } #declare eixoY = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 10.00, 0.00 >, 0.05 texture { tinta_D } } #declare eixoZ = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 10.00 >, 0.05 texture { tinta_E } } #declare bola_maior = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 4.00 texture { tinta_A } } #declare bola_menor = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 3.80 texture { tinta_A } } #declare caixa_corte_esfera = box { < 4.00, 4.00, 0.00 >, < -4.00, -4.00, 4.00 > texture { tinta_A } } #declare caixa_maior = box { < 2.00, 2.00, 2.00 >, < -2.00, -2.00, -2.00 > texture { tinta_B } } #declare caixa_menor = box { < 1.80, 1.80, 2.10 >, < -1.80, -1.80, -1.80 > texture { tinta_B } } #declare cone_maior = cone { < 0.00, 0.00, 2.00 >, 1.70 < 0.00, 0.00, -1.70 >, 0.00 texture { tinta_D } } #declare cone_menor = cone { < 0.00, 0.00, 2.40 >, 1.70 < 0.00, 0.00, -1.30 >, 0.00 texture { tinta_D } } // Aqui está a cena, finalmente: // desenho dos 3 eixos object { eixoX } object { eixoY } object { eixoZ } //desenho da esfera grande, oca, cortada difference { object { bola_maior } object { bola_menor } object { caixa_corte_esfera } } //desenho do cubo, oco, cortado difference { object { caixa_maior } object { caixa_menor } } //desenho do cone, oco, cortado, de ponta-cabeça difference { object { cone_maior } object { cone_menor } }