// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 10.00, 6.00, 2.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 0.70, 0.70, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 0.90, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.30, 0.90 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { amarelo } } #declare ocone = cone { < 0.40, 0.60, 1.30 >, 1.2 < 1.00, 1.70, 4.00 >, 0.0 texture { vermelho } } #declare cilindro = cylinder { < -4.00, 0.60, 0.00 >, < 4.00, -0.60, 0.00 >, 0.7 texture { azul } } #declare caixa = box { < -2.6, -2.0, -2.0>, < 1.6, 2.0, -4.0> texture { vermelho } } #declare cilindro2 = cylinder { < -0.60, -4.00, -3.00 >, < -0.30, 4.00, -3.00 >, 0.7 texture { azul } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union { object { bola } object { ocone } object { caixa } } union { object { cilindro } object { cilindro2 } } }