// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 4.00, 0.00, 4.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgbf < 0, 1, 0, 0> } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 1 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2 texture { tinta_A } } #declare buraco_bola = sphere { < 0, 0, 0.5>, 2 texture { tinta_C } } #declare caixinha = box { <-1.2, -1.5, -0.5>, <1.2, 1.5, 0.5> texture {tinta_B} } #declare buraco_caixinha = box { <-1, -1.2, -1>, <1, 1.2, 1> texture {tinta_C} } #declare cilindro = cylinder { <0, 0, 0>, <0, 0, 1>, 1 texture {tinta_C} } #declare buraco_cilindro = cylinder { <0, 0, 0>, <0, 0, 1.5>, 0.8 texture {tinta_B} } // Aqui está a cena, finalmente: difference { //esfera object {bola} object {buraco_bola} } difference { //caixa object {caixinha } object {buraco_caixinha} } difference { //cilindro object {cilindro} object {buraco_cilindro} }