// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 4.00, 3.00, 3.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 2 * < +30.0, +60.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 2.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.40, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.10, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare bola_buraco = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.90 texture { tinta_A } } #declare bola_corte = box { < -2.00, -2.00, 0.0 >, < 2.00, 2.00, 4.00 > texture { tinta_A } } #declare cubo = box { < 1.35, -1.35, -0.6 >, < -1.35, 1.35, 1.70 > texture { tinta_B } } #declare cubo_buraco = box { < 1.20, -1.20, -0.4 >, < -1.20, 1.20, 1.60 > texture { tinta_B } } #declare cubo_corte = box { < 1.40, -1.40, 0.2 >, < -1.40, 1.40, 4.00 > texture { tinta_B } } #declare cilindro = cylinder { < 0.00, 0.00, -0.40 >, < 0.00, 0.00, 1.00 >, 1.20 texture { tinta_C } } #declare cilindro_buraco = cylinder { < 0.00, 0.00, -0.20 >, < 0.00, 0.00, 1.00 >, 1.00 texture { tinta_C } } #declare cilindro_corte = box { < 1.40, -1.40, 0.6 >, < -1.40, 1.40, 4.00 > texture { tinta_C } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { difference { object { bola } object { bola_buraco } } object { bola_corte } } difference { difference { object { cubo } object { cubo_buraco } } object { cubo_corte } } difference { difference { object { cilindro } object { cilindro_buraco } } object { cilindro_corte } }