// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C= texture{ } #declare tinta_esfera = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare furo = cylinder { < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 1.50 texture { tinta_B } } #declare pino = cylinder { < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture { tinta_B } } #declare quadrado_mestre = box{ <-4.00, -4.00, -4.00 > < 4.00, 4.00, 4.00 > texture {tinta_A} } #declare quadrado_interior = box{ < -3.80, -3.80, -3.80> < 3.80, 3.80 , 3.80 > texture {tinta_A} } #declare quadrado_recorte = box{ < 5.00, -5.00, 5.00 > < 0.00, 5.00, -1.00 > texture {tinta_B} } // Aqui está a cena, finalmente: #declare esfera_quadrado = sphere{ <0.0, 2.0, 3.5>, 0.4 texture {tinta_esfera} } union{ object{esfera_quadrado} difference{ difference{ object{quadrado_mestre} object{quadrado_interior} } object{quadrado_recorte} } } #declare bola_mestre = sphere{ <0.0,0.0, 0.0>, 3.0 texture {tinta_A} } #declare bola_interior = sphere{ <0.0,0.0, 0.0>, 2.8 texture {tinta_A} } #declare bola_recorte = box{ < -5.00, 5.00, 5.00 > < 5.00, 0.00, -1.00 > texture {tinta_B} } difference{ difference{ object{bola_mestre} object{bola_interior} } object{bola_recorte} } /* difference { union { object { bola } object { pino } } object { furo } }*/