// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 6.00, 5.00, 5.00 > // Posição do observador. right 1*x //-0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.5 texture { tinta_A } } #declare bola_inner = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.3 texture { tinta_A } } #declare bola_corte = box { <-3, -3, 1.2>, <3, 3, 7> texture { tinta_A } } #declare planeta1 = difference { difference { object { bola } object { bola_inner } } object { bola_corte } } #declare cubo = box { <-1, -1, -0.5>, <1.5, 1.5, 2.0> texture { tinta_B } } #declare cubo_inner = box { <-0.7, -0.7, -0.2>, <1.2, 1.2, 1.7> texture { tinta_B } } #declare cubo_corte = box { <-1.3, 1, -0.7>, <2, 2, 2.5> texture { tinta_B } } #declare planeta2 = difference { difference { object { cubo } object { cubo_inner } } object { cubo_corte } } // Aqui está a cena, finalmente: object { planeta1 } object { planeta2 }