// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // C�ERA camera { location < 8.00, 4.00, 6.00 > // Posi�o do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual dire�o �"para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a c�era est�apontando. } // Nota: os par�etros "right" e "up" devem ter a mesma propor�o // que os par�etros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posi�o da l�pada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posi�o da l�pada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRI�O DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment {color rgb <1.00, 0, 0> } } #declare base = box { < 2.00, -2.00, 0.00 >,<-2.00, 2.00, -0.5> texture { azul } } #declare lig1 = box { < 0.20, -0.20, 0.40 >,<-0.20, 0.20, 0.0> texture { preto } } #declare buraco = box { < 0.50, -0.50, 0.1>,<-0.50, 0.5, -0.5> texture { azul } } #declare cil1 = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >,<0.00,0.00,3.00>,0.1 texture { vermelho } } #declare cil2 = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >,<0.00,0.00,1.25>,0.1 texture { azul } } #declare cone1 = cone { <0.00, 0.00, 3.00>,0.2,<0.00, 0.00, 0.50>,0 texture {preto} } // Aqui est�a cena, finalmente: union{ difference { object {base} object {buraco translate <1.5,0,0> } } object {cil1} object {lig1 translate <0,0,3.0> } object {cil2 rotate 90*y translate <0.2,0,3.2> } object {lig1 translate <1.26,0,3> } object {cone1 translate <1.25,0,0> } /*difference { intersection { object { bola1 } object { caixa1 } } object { bola2 } } object { cone1 } */ }