// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 50.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, -15.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.0, 0.0, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 2.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare furo = cylinder { < -0.00, 0.00, 2.00 >, < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_B } } #declare haste = cylinder { <0.00, 0.00, 2.00 >, <0.00, 0.00, -10.00>, 1.00 texture {tinta_A} } #declare bateria = box { <-2.00, 0.00, -5.00>, <2.00, 3.00, 1.00> texture {tinta_B} } #declare mycone = cone { <0.00, 0.00, -10.00>, 0.00, <0.00, 0.00, -12.00>, 2.00 // [open] texture {tinta_C} } #declare myfuro = cylinder{ <2.00, 0.00, -12.00>, <-2.00, 0.00, -12.00>, 1.00 texture { tinta_C } } difference { union { union { union { difference { object { bola } object { furo } } object { haste } } object { bateria } } object { mycone } } object{myfuro} }