// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 8.00, 4.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_red = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_green = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_blue = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.0, 1.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare ponta_mexedor = sphere { < 1.00, 3.00, 1.00 >, 0.1 texture { tinta_red } } #declare haste_mexedor = cone { < 1.0, 3.0, 2.0 >, 0.25, < 1.0, 3.0, 1.0 >, 0 texture { tinta_blue } } #declare base_xicara = cylinder { < 1.00, 3.00, 0.00 >, < +1.00, +3.00, +0.25 >, 0.85 texture { tinta_red } } #declare corte_base = box { < 2.0, 2.1, 0.0 >, < 0.1, 2.5, 0.3 > texture { tinta_green } } #declare base = box { < +2.0, 0.0, 0.0>, < 0.0, +1.0, +2.0> texture { tinta_blue } } #declare haste = box { < +1.25, 0, +2.0 >, < +0.75, +3.25, +2.25 > texture { tinta_blue } } #declare relevo = cylinder { < 1.0, 3.0, 0.1 >, < 1.0, 3.0, 0.4 >, 0.35 texture { tinta_red } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { base } object { haste } object { haste_mexedor } object { ponta_mexedor } } difference { difference{ object { base_xicara } object { corte_base } } object { relevo } }