// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 70.00, 40.00, 30.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cinza = texture { pigment { color rgb < 0.80, 0.80, 0.80 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0.10, 1.00, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 0.80, 0.80, 0.20 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.0, 0.10, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare base = box { <+30,+20,+2> <0,0,0> texture { amarelo} } #declare furo = cylinder { <+22, +10, +1.8 >, <+22, +10, +3 >, 3 texture { amarelo} } #declare motor = box { <+12,+20,+12> <0,0,+2> texture { vermelho} } #declare motor2 = box { <+20,+30,+20> <-20,0,0> texture { vermelho} } #declare topo = box { <+16,+13,+15> <0,+7,+12> texture { verde} } #declare braco = box { < +17, +8, +12.5 > < +23, +12, +14.5 > texture { vermelho} } #declare dobra = cylinder { < +17, +8, +13.5 >, < +17, +12, +13.5 >, 1 texture { amarelo} } #declare pino = cylinder { < +22, +10, +13.5 >, < +22, +10, +5 >, 0.2 texture { cinza} } #declare pa = cylinder { < +21.95, +11, +5 >, < +22.05, +11, +5 >, 1 texture { cinza} } #declare intpa = cylinder { < +21.9, +11, +5 >, < +22.1, +11, +5 >, 0.55 texture { cinza} } difference { object {base} object {furo} } difference{ object {motor} object {motor2 rotate 60*x translate <0,0,2> texture { vermelho}} object {motor2 rotate 30*x translate <0,20,2> texture { vermelho}} } object {topo} object {dobra} object {braco} object {pino} difference{ object {pa} object {intpa} } difference{ object {pa} object {intpa} translate <0,-2,0> }