// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 5.00, 5.00, 5.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up -1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 1.0, 1.0, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.50, 1.50, 3.00 >, 0.1 texture { tinta_A } } #declare bola2 = sphere { < 2.00, 1.50, 3.00 >, 0.1 texture { tinta_A } } #declare furo = cylinder { < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 1.50 texture { tinta_B } } #declare base = box { <0,0,0>, <3,3,0.2> texture { tinta_C } } #declare haste = cylinder { < 0.50, 1.50, 0.00 >, < 0.50, 1.50, 3.00 >, 0.1 texture { tinta_A } } #declare mexedor = cylinder { < 2.00, 1.65, 1.00 >, < 2.00, 1.65, 1.98 >, 0.1 texture { tinta_B } } #declare corte_base = cylinder { < 2.00, 1.50, 0.1 >, < 2.00, 1.50, 0.5 >, 0.5 texture { tinta_A } } #declare conector_hastes = cylinder { < 0.50, 1.50, 3.00 >, < 2.00, 1.50, 3.00 >, 0.1 texture { tinta_A } } #declare haste_motor = cylinder { < 2.00, 1.50, 2.00 >, < 2.00, 1.50, 3.00 >, 0.1 texture { tinta_A } } #declare motor = cylinder { < 2.00, 1.50, 1.50 >, < 2.00, 1.50, 2.00 >, 0.3 texture { tinta_A } } #declare pino1 = cylinder { < 2.50, 2.50, 0.1 >, < 2.50, 2.50, 0.5 >, 0.05 texture { tinta_A } } #declare pino2 = cylinder { < 0.50, 0.50, 0.1 >, < 0.50, 0.50, 0.5 >, 0.05 texture { tinta_A } } #declare pino3 = cylinder { < 0.50, 2.50, 0.1 >, < 0.50, 2.50, 0.5 >, 0.05 texture { tinta_A } } #declare pino4 = cylinder { < 2.50, 0.50, 0.1 >, < 2.50, 0.50, 0.5 >, 0.05 texture { tinta_A } } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { // union { // object { bola } // object { pino } // object { base } // } // object { furo } //} union{ difference{ difference{ object {base} object {corte_base} } object {pino1} object {pino2} object {pino3} object {pino4} } object {haste} object {haste_motor} object {conector_hastes} object {bola} object {bola2} object {motor} object {mexedor} }