// ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, -2.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } //======================================================================= //Cores #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //======================================================================== //Objetos #declare plano = box{ <0.00,0.00,0.00> <2.00,2.00,0> texture{amarelo} } #declare superior = box{ <0.00,0.00,0.00> <2.00,2.00,0.50> texture{amarelo} } #declare lateral = box{ <0.00,0.00,0.00> <2.00,0.50,-2.00> texture{amarelo} } #declare suporte = union{ object{superior} object{lateral} } #declare xicara = difference{ object {cone{ <0.1,0,0> 0.4,<0.2,0.1,0.5> 0.3 texture{azul}}} object {cone{ <0.1,0,0> 0.2,<0.2,0.1,0.5> 0.1 texture{amarelo}}} } #declare colher = object { cylinder{<0,0,0>,<1,0.25,-1>,0.1} texture{amarelo} } //Descrição da cena background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } object { union{ object{xicara translate<1,1.6,-2>} object{suporte } object{colher rotate 30*x rotate 30*y rotate 15*z translate<1,1,-0.1>} } }