// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 20.00, 10.00, 10.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < -3.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 255, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 255 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 255, 255, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.5 ambient 0.1 } } #declare mex_bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare furo = cylinder { < +2.00, 0.00, 0.00 >, < -2.00, 0.00, 0.00 >, 1.70 texture { tinta_B } } #declare haste = cylinder { < 0.00, 0.00, 6.00 >, < 0.00, 0.00, 1.70 >, 0.60 texture { tinta_B } } #declare apoio = box { < -2.50, -3.00, 6.00 >, < +2.50, 3.00, 6.50 > texture { tinta_C } } #declare caixa = box { < -2.50,-8.00, -3.00 >, < -6.50, 8.00, 7.50 > texture { tinta_D } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { caixa } object { apoio } object { haste } difference { object { mex_bola } object { furo } } }