// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 5.00, 30.00, 3.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 5.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 255.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb <255,255,255> } } #declare colher = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.50 texture { tinta_C } } #declare furo = cylinder { < 0.00, -2.00, 0.00 >, < 0.00, +2.00, 0.00 >, 1.30 texture { tinta_C } } #declare haste = cylinder { < 0.00, 0.00, 1.40 >, < 0.00, 0.00, 7.00 >, 0.50 texture { tinta_B } } #declare haste2 = cylinder { <0.00, 0.00, 6.70>, <+5.00, 0.00, 5.00>, 0.50 texture { tinta_B} } #declare haste3 = cylinder { <4.80, 0.00, 5.20>, <10.00, 0.00, 0.50>, 0.50 texture { tinta_B } } #declare base = box { <13.00, 2.50, -1.00>, <8.50, -2.50, 1.00> texture { tinta_A } } // Aqui está o mexedor, finalmente!!! difference { object { colher } object { furo } } union{ object { haste } object { haste2 } object { haste3 } object { base } }