// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 15.00, 15.00, 0.00 > // Posição do observador. right -1*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_Amarela = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.0, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Preta = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } declare tinta_Vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare esfera = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_Amarela } } #declare gomo = torus { 1.5, 1.0 texture { tinta_Vermelha } rotate 90*x } #declare cabo = union{ object{esfera translate 9*z} object{gomo translate 7.5*z} object{gomo translate 6.0*z} object{gomo translate 4.5*z} } #declare haste = cylinder { <0, 0, -1.5>, <0, 0, 4.5>, 0.75 texture { tinta_Amarela } } #declare esferaExterna = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.50 texture { tinta_Amarela } } #declare esferaInterna = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.35 texture { tinta_Amarela } } #declare cubo = box { <3, 3, 0.75>,<-3 ,-3, -3> texture { tinta_Amarela } } #declare protetor = difference { difference { object{ esferaExterna } object{ esferaInterna } } object{ cubo } } #declare hasteMisturador = cylinder { <0, 0, -1.5>, <0, 0, -9.5>, 0.25 texture { tinta_Preta } } #declare helice = torus { 1.5, 0.20 texture { tinta_Amarela } } #declare misturador = union{ object {hasteMisturador} object {helice translate -8*z } object {helice translate -5*z} object{protetor translate -3.0*z } } //Desenhando union{ object{cabo} object{haste} object{misturador} }