// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00, 10.00, 40.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.10, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.10, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 0.60, 0.60, 0.60 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, -5.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare pino = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, -5.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } rotate <0 , 10, 0 > } #declare pino_2 = cylinder { < 0.00, 5.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 0.00 >, 0.5 texture { tinta_B } } #declare pa_1 = box { < 1.50, 5.00, 0.10 >, < -1.50, 4.50, -0.10 > texture { tinta_C } } #declare xic_1 = cone { < 0.00, 10.00, 0.00 >, 2.00, < 0.00, 7.00, 0.00 >, 5.00 texture { tinta_B } } #declare xic_2 = cone { < 0.00, 9.80, 0.00 >, 2.00, < 0.00, 6.80, 0.00 >, 5.00 texture { tinta_B } } #declare caf = cone { < 0.00, 9.80, 0.00 >, 2.00, < 0.00, 9.0, 0.00 >, 2.80 texture { tinta_D } } #declare xic_asa = torus { 1.00, 0.50 texture { tinta_B } } // Aqui está a cena, finalmente: union { union { merge { object { bola } object { pino } } object { pino_2 } object { pa_1 } object { pa_1 rotate z+90 } rotate z+100 } difference { object { xic_1 } object { xic_2 } } // Borra do Cafe difference { object { xic_2 } object { caf } } }