// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 4.00, 4.00, 4.00 > // Posição do observador. right 2.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 2.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare branco = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare suporte = cone { < 0.00, 0.00, 3.00 >, 0.15 < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.00 texture { azul } } // O suporte deve ser oco; é a diferença entre suporte e vazio_suporte #declare vazio_suporte = cone { < 0.00, 0.00, 2.50 >, 0 < 0.00, 0.00, 0.00 >, 0.85 texture { azul } } #declare cilindro1 = cylinder { < 0.00, 0.00, 3.00 >, < 0.00, 3.00, 3.00 >, 0.15 texture { vermelho } } #declare cilindro2 = cylinder { < 0.00, 3.00, 3.00 >, < 0.00, 3.00, 2.00 >, 0.15 texture { amarelo } } #declare caixa = box { < 0.25, 2.00, 1.85 >, < -0.25, 4.00, 2.00 > texture { verde } } // A esfera é a junção das hastes #declare esfera = sphere { < 0.00, 3.00, 3.00 >, 0.20 texture { branco } } // Para aumentar o arrasto hidrodinamico, mexendo melhor o café, // o mexedor tem dois furos #declare furo1 = box { < 0.15, 2.15, 1.80 >, < -0.15, 2.30, 2.05 > texture { verde } } #declare furo2 = box { < 0.15, 3.70, 1.80 >, < -0.15, 3.85, 2.05 > texture { verde } } // Aqui está a cena, finalmente: union { difference { object { suporte } object { vazio_suporte} } object { cilindro1 } object { cilindro2 } difference { object { caixa } union { object { furo1 } object { furo2 } } } object { esfera } }