// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CAMERA camera { location < 100.00, 100.00, 30.00 > // Posicao do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direcao e para cima"? look_at < 50.00, 50.00, 0.00 > // Para onde a camera esta apontando. } // Nota: os parametros "right" e "up" devem ter a mesma proporcao // que os parametros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posicao da lampada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posicao da lampada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRICAO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_preta = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_branca = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // Aqui esta a cena, finalmente: #declare quadra_A = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 1.00, 1.00, 1.00 > texture { tinta_A } } #declare quadra_B = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 1.00, 1.00, 1.00 > texture { tinta_B } } #declare peca1 = cone { < 0, 0, 0 >, 0.50, < 0, 0, 1 >, 0.10 texture { tinta_preta } } #declare peca2 = cylinder { < 1, 1, 1 >, < 0, 0, 0 >, 0.50 texture { tinta_branca } } #declare peca3 = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 0.4 texture { tinta_preta } } #declare roleta = seed(12345); #declare i = 0; #while (i < 100) #declare j = 0; #while (j < 100) #if ( mod((i+j),2) = 0) object{ quadra_A translate } #else object{ quadra_B translate } #end #declare j = j + 1; #end #declare i = i + 1; #end