// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 2, 6, 4.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare branco = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } } #declare cor_1 = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_2 = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // base #declare base = box { <1,1.45,0.15>, <-1,-1.45,-0.15> texture { cor_1 } } #declare base2 = box { <1,1.45,0.2>, <-1,-1.45,0.15> texture { cor_2 } } #declare furo_base = sphere { <0, 0, 0> 0.8 } // haste vertical #declare haste_vertical = box { <0.1,-1.45,0.15>, <-0.1,-1.05,3> texture { cor_2 } } // haste horizontal #declare torre = box { <0.4,0.4,0> <-0.4,-0.4,3.0> texture { branco } } // cilindo mexedor #declare cilindro_mexedor = cylinder { <0, 0.6 , 3> <0, 0.6 , 2> 0.03 texture { cor_2 } } // bola mexedor #declare bola_mexedor = sphere { <0, 0.6, 2> 0.15 texture { cor_1 } } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { // union { // object { bola } // object { pino } // } // object { furo } // } // difference { // object { base2 } // object { furo_base } //} //object { base } //union { // object { haste_vertical } // object { haste_horizontal } //} //object { cilindro_mexedor } #declare roleta = seed(4615); #declare i=0; #while (i<8) // #declare num = int(20*rand(roleta)); #declare j=0; #while (j<6) box { <0.3*i,0.3*j,0> <0.3*(i-1),0.3*(j-1),0.3> texture { branco } } box { <0.3*(i+1),0.3*(j+1),0> <0.3*(i),0.3*(j),0.3> texture { tinta_B } } #declare j=j+2; #end #declare i=i+2; #end #declare i=0; #while (i<8) #declare j=1; #while (j<7) box { <0.3*i,0.3*j,0> <0.3*(i-1),0.3*(j-1),0.3> texture { tinta_A } } box { <0.3*(i+1),0.3*(j+1),0> <0.3*(i),0.3*(j),0.3> texture { tinta_A } } #declare j=j+2; #end #declare i=i+2; #end //object { torre } //}