// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 50.00, 20.00, 20.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 10.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 1.0, 1.0, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture{ pigment{ color rgb<0.00, 0.00, 1.0>} finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare peao = union{ cone{ <0.00, 0.00, 2.00>, 0.00, <0.00, 0.00, 0.00>, 0.50 // texture{tinta_C} } sphere{ <0.00, 0.00, 2.25>, 0.125 // texture{tinta_C} } } #declare rei = union { cone{ <0.00, 0.00, 2.00>, 0.25, <0.00, 0.00, 0.00>, 0.50 // texture{tinta_C} } difference { cylinder{ <0.00, 0.00, 3.00>, <0.00, 0.00, 2.00>, 0.50 // texture{ tinta_C } } cylinder{ <2.00, 0.00, 3.00>, <-2.00, 0.00, 3.00>, 0.50 // texture{ tinta_C } } } } #declare torre = difference { cylinder{ <0.00, 0.00, 2.50>, <0.00, 0.00, 0.00>, 0.50 // texture{ tinta_C} } cylinder{ <2.00, 0.00, 2.50>, <-2.00, 0.00, 2.50>, 0.50 // texture{ tinta_C } } } #declare i = 0; #declare j = 0; #declare roleta = seed(12345); #while(j < 20) #declare i = 0; #while(i < 20) #declare value = int(100*rand(roleta)); union{ #if(value < 20) object{ peao translate <2*0.75*i, 2*0.75*j, 0.00> #if(mod(value, 2) = 1) texture{ tinta_C } #else texture{ tinta_D } #end } #end #if((value > 20) & (value < 30)) object{ torre translate<2*0.75*i, 2*0.75*j, 0.00> #if(mod(value, 2) = 1) texture{ tinta_C } #else texture{ tinta_D } #end } #end #if((value = 30) | (value = 31)) object{ rei translate<2*0.75*i, 2*0.75*j, 0.00> #if(mod(value, 2) = 1) texture{ tinta_C } #else texture{ tinta_D } #end } #end box{ <0.75 + 2*0.75*i, 0.75 + 2*0.75*j, -0.50>, <-0.75 +2*0.75*i, -0.75 +2*0.75*j, 0.00> #if(mod(j,2) = 0) #if(mod(i, 2) = 0) texture{ tinta_A } #else texture{ tinta_B } #end #else #if(mod(i,2) = 0) texture{tinta_B} #else texture{ tinta_A } #end #end } } #declare i = i+1; #end #declare j = j + 1; #end